DaretoBeGreat.pt    
Março 2017

Como diz Miguel Torga, em Ode à Primavera “A vida anda possessa de Poesia!”

Os ramos nus dão origem às flores coloridas por tons suaves, os dias nascem maiores e a temperatura aumenta nos termómetros e nos sentidos. É neste contexto que somos convidados a sair do torpor do inverno e a despertar para um novo tempo. 

Este tempo propõe-nos que ativemos recursos que, escondidos durante o inverno, ganham agora força para se mostrarem ao mundo e anunciam a sua chegada, primeiro de forma tímida como que a testar as suas possibilidades, e depois de forma esplendorosa quando todas as árvores se tornam floridas, na certeza de que os frutos vão surgir.

O tempo de trabalho silencioso parece ter dado lugar ao tempo leve e descontraído, permitindo-nos brincar com o que, com esforço e recato, construímos. Na infância das nossas capacidades é com o brilho da brincadeira que devemos encarar os desafios. 

Agora que o sol já está mais brilhante, o nosso desafio é que se deixe inspirar pela primavera e que se permita testar alguns dos recursos que, certamente, desenvolveu durante o tempo frio.

Para o fazer da melhor forma, deixamos-lhe, como de hábito, algumas sugestões: 

  • Abra literalmente as janelas da sua casa e deixe o sol matizar de nova luz as divisões mais sombrias. Vai verificar que o espaço físico com uma luz nova proporciona um estado de espírito também renovado e, nesse estado, tem mais condições de encontrar novas soluções para velhas questões.
  • Aprecie as coisas que ainda não estão prontas. Reconheça os inícios seja do que for. Veja as possíveis realidades que eles transportam quando estiverem maduros. Dê valor ao processo de fazer nascer algo e goze-o sem a pressa do resultado final. 
  • Encare a transição, inclusive do guarda-roupa, como um desafio interessante de superar. Literal e simbolicamente, arrisque resguardos quentes com bases leves, numa nova combinação a cada dia. 

A surpresa de novas combinações traz a magia e está, por isso, repleta de poesia. 


Veja mais sugestões para aproveitar a primavera na revista Nova Gente, na próxima quinta-feira, no artigo mensal de Lígia Neves.

PRÓXIMA CERTIFICAÇÃO